Total de visualizações de página

domingo, 30 de outubro de 2011

Texto retirado do folheto da missa do 30 Domingo comum - dia 23-10-2011


O CAMINHO CARISMÁTICO CATÓLICO
Vários movimentos especialmente a Renovação Carismática Católica. Originou-se de "experiências de oração no Espírito". Dois marcos miliários orientam o caminho: oração e Espírito Santo. A vida comum se envolve pelo clima de oração, que lhe da sentido, explicação, ânimo. Repetem-se pequenas invocações que prendem a mente e criam e criam clima espiritual. Os termos "aleluia", "amém", "graças" e semelhantes polvilham as orações. E como pano de fundo, está a convicção de que o Espírito Santo penetra todas as coisas e atividades.
Ação do Espírito, máxime na oração de louvor, visita o fiel nas horas tristes e felizes. A realidade perde impotância na sua dureza para valer mais a interpretação espiritual. O louvor tem força de transfigurar positivamente todas as coisas. A ati- tude permanente de louvor desencadeia enorme energia de vida. Nada abala o caminhante, porque vive a prática retrato da vida do Espírito, traçada por são Paulo na epístola de romanos (Rm 8, 1-39).
O horizonte último dessa caminhada se encontra no viver em Cristo na força do Espírito. O Jesus histórico se esfuma diante de Cristo vivenciando na fé e na confiança por meio do Espírito Santo. A experiência central orientadora é o batismo no Espírito. Por ele se inaugura vida nova.
A beleza e a sedução do caminho carismático lhe vêm dessa virada radical de vida. Transforma todas as trevas em luz e, ao viver na e da luz, não teme manisfestar externamente tal mudança. Não a percebe como conquista própria nem como vantagem individual, e sim com obra do Espírito. A figura do Espírito se recebem dons e carismas. A vida flui com leveza interior, mesmo que exterior pense. Tudo é obra do Espírito Santo.



J. B. Libanio
Titulo: Caminhos de Existência