Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O que é sufrágio?

É sinônimo de apoio, favor, socorro etc.

Graças à realidade maravilhosa da Comunhão dos Santos — laço que une os membros da Igreja militante, padecente e triunfante em um só Corpo — todos os que estão em estado de graça, seja na terra, no Céu ou no Purgatório, podem interceder uns pelos outros, com orações, oferecimentos de Comunhões, sacrifícios, boas obras etc. Os que estão nesta Terra, celebraçao da Santa Missa.

Essas orações, sacrifícios ou boas obras que nós oferecemos por alguém, chamam-se sufrágios. Usa-se sobretudo o termo de sufrágio em relação às almas do Purgatório, que padecem pelas faltas cometidas em vida, mas pelas quais não fizeram suficiente penitência nesta terra, ainda quando perdoadas. Nós podemos ajudá-las sufragando essas almas, isto é, como dissemos, rezando por elas, e sobretudo mandando celebrar missas em sufrágio (em auxílio) dessas almas, para que elas possam subir mais depressa à Pátria celeste.

amem graças a DEUS .

A Igreja Catolica cuidava dos pergaminhos Biblicos.

A FORÇA DA IGREJA - Na Idade Média, a Igreja detinha o monopólio da cultura. Saber ler e escrever era privilégio de bispos, padres e monges. As bibliotecas dos mosteiros guardavam a maior parte das obras escritas que existiam na época. Nessas bibliotecas, monges copistas reproduziam à mão as obras dos autores gregos e romanos. Conseguiram com isso manter a tradição da leitura e da escrita. Mas a tradição oral também se mantinha: muitas informações eram transmitidas de boca em boca.
O SISTEMA DE IMPRESSÃO - O primeiro livro impresso data de 868 e foi produzido na China. Chineses – também inventores do papel – e japoneses dominavam uma técnica de impressão com blocos de madeira. Em 1450, o alemão Johannes Gutenberg aperfeiçoou o sistema de impressão com o uso de tipos (caracteres) móveis de metal. A invenção de Gutenberg representou uma verdadeira revolução nas comunicações, pois tornava possível a reprodução de textos em grande quantidade e com grande rapidez. O primeiro livro impresso por Gutenberg foi uma Biblia. Portanto todos que carregam uma biblia debaixo do braço e graças a IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA amem. Wilson 30/07/10