Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Elena Guerra Apostola de Pentecostes


No fim do século XIX, a Beata Elena Guerra, fundadora das Irmãs Oblatas do Espírito Santo, em Lucca, Itália, pediu insistentemente ao Papa Leão XIII para reconduzir a Igreja ao Cenáculo. De 1895 a 1903, a Irmã Elena, movida pelo Espírito Santo, escreveu doze cartas confidenciais ao Papa pedindo-lhe uma renovação da pregação sobre o Espírito Santo.



Nos seus diferentes escritos ao Sumo Pontífice, ela exortava-o a convidar os fiéis a redescobrir o que é uma vida vivida sob a acção do Espírito Santo. Na sua oração, ela pedia uma renovação da Igreja, a unidade dos cristãos, uma renovação da sociedade e por isso mesmo “uma renovação da face da terra”.

PENTECOSTES

O “espírito do CENÁCULO” conserva os valores essenciais da Santa Igreja. Para deles bebermos basta fazer o que indica a Beata Elena: “Aquela unânime caridade, que do coração dos apóstolos e dos outros reunidos no Cenáculo fez como um só coração, é a disposição mais necessária para poder obter as preciosas efusões do Espírito Santo”. Obtendo as efusões do Espírito a alma recolhe todos os dons que Deus nos dá no Cenáculo.

Como a beata Elena Guerra, devemos fazer de tudo para fazer da Igreja um Cenáculo Universal e para lá conduzir às almas que queiram se matricular na Escola da Eucaristia e viver sua vida nova no Espírito.

Uma vida centrada sobre a Eucaristia tem que se espelhar na experiência do CENÁCULO . Como não se ama o que não se conhece, o CENÁCULO é um convite a formar autênticos apóstolos a fim de que Jesus Eucarístico e o Espírito Santo sejam conhecidos, amados, adorados e glorificados